Banner

12 de junho de 2011

Pico do Corcovado
Subindo na vida em Ubatuba!

Fim de semana do dia dos namorados se aproximava, ficar em São Paulo nunca é uma boa opção, ainda mais num fim de semana onde todo lugar está decorado pra atender exclusivamente casais, estava ai mais um bom motivo pra fugir da selva de pedra!

A pouco tempo o Marcelo havia me apresentado para o grupo que ele costuma viajar, os “Sem Limites”, alguns integrantes eu já conhecia de nome, outros do mochileiros, outros através de relatos, estava ai uma ótima oportunidade pra conhecer mais uma turma que curte aventuras, e no cronograma dessa galera já estava programado uma trip para o Pico do Corcovado, no dia 11 de Junho!>
Excelente oportunidade pois eu precisava fazer um esquenta pra serra fina, e além disso eu não conhecia o pico.
A fama da subida do corcovado não é das melhores, é mais de 1000 metros de desnível onde mais de 90% do tempo vc passa somente subindo, haja academia pra me preparar pra essa empreitada!
Após passar certo apuro com meu carro e colocar em risco toda a viagem, na sexta feira ele ficou pronto, peguei ele na oficina era mais de 19 horas.. voltei pra casa, peguei a mochila e as 21 estava rumo ao posto de gasosa pra encontrar a Di e o Marcelo!! Pouco tempo depois estávamos chegando no Belém, pra encontrar a ultima integrante que iria no carro, a Cris.
Chegamos em Ubatuba aproximadamente as 2 da manha.. como ainda teríamos uma noite pra descansar, a galera foi armar o acampamento.. como eu estava cansado da viagem, somado a uma noite anterior de pouco sono, escolhi dormir no carro mesmo...
Às 7 da manhã eu já estava acordado, pois vi o movimento de uma outra galera que havia acabado de chegar... Após descer do carro fui surpreendido com um senhor, morador da casa próximo ao inicio da trilha, que vinha com uma bandeja e várias xicaras de café... putz, aquilo caiu do céu, pois eu não tinha nada pra comer além de um pacote de bolacha!
Café que foi só um pretexto pra uma ótima prosa, onde conversamos um pouco mais sobre a região, sobre a trilha, e os moradores locais, em específico uma tribo de índios que foram levados para aquele local à alguns anos atrás, segundo ele esse grupo foi levado pela Globo, pra participar de uma novela ou série, e depois de terem feito a gravação a Globo acabou abandonando esses índios por lá, esse foi só um dos assuntos que tivemos durante mais de uma hora que estávamos nos preparando pra iniciar a subida..
Por volta das 10 horas começamos a pernada.... logo no começo nós não nos atentamos e passamos batido a uma entrada, resumindo, nos perdemos logo no início.... após nos perder acabamos achando uma clareira, local onde havia sido enterrado um morador local, (com todo o respeito) nos rendeu algumas rizadas devido ao seu sobrenome!!
Após uma breve parada, nos localizamos pelo GPS e voltamos a procurar a trilha, alguns minutos depois estávamos de volta a ela.... andamos em solo plano por pouco tempo, até começar chegar no pé do morro.... ai a coisa muda, é só subida! Andamos praticamente 2 horas e o GPS ainda apontava mais de 800 mts de subida.
Como a subida é punk, o grupo deu uma pequena dispersada, pois cada um ia no seu ritmo. A primeira parada, onde todos puderam se agrupar novamente, foi na Pedra da Igrejinha, paramos por um tempo pra lanchar e descansar um pouco, pois dali pra frente a piramba aumenta!
Após mais algumas horas de subida, paramos no último ponto de água, local onde completei a água para o restante do dia e fiz o ultimo lanche antes da janta!
De volta a trilha a subida continua, e parece que cada vez vai ficando pior... em alguns trechos os degraus eram da altura do peito... era comum ter que se agarrar em raízes, deitar ou se arrastar, arvores caídas na trilha faziam com que pequenos trechos de trilha surgissem, mas depois da subida não tem como se perder, a trilha é única, não tendo pontos com bifurcação!
Ao chegarmos em 1000 mts de desnível, encontramos uma pequena clareira onde pode ser tb um ponto de camping, disse que pode ser pq no cume o espaço não é muito grande, e se a turma for grande pode ser que falte lugar pra todos..

Ao chegar nessa clareira vem a parte boa, ou ruim! Boa pq são quase 800 mts andando pela crista da serra, e ruim pq em boa parte do trecho o caminho é entre um bambuzal, além disso tem muito capim elefante! Dedos e braços com pequenos cortes eram inevitáveis!
Depois de caminharmos pela crista, sentido ao pico, já é possível avista-lo, nesse ponto ele ainda está a uns 100 mts de desnível, sendo essa a última e acho que pior parte de todas as pirambas da trilha!!
Após subir esse ultimo 100mts, saímos em uma bifurcação, a direita vc sobre sentido ao cume do pico (local pequeno, sem proteção para o vento e com poucos lugares), a esquerda tem um pequeno platô, pequeno mesmo, onde tivemos que fazer mágica pra colocar todas as barracas da galera!
Chegamos ali por volta das 5 da tarde! Todos com exceção da Di, Cris e eu, já estavam com as barracas armadas!
Dali pra frente foi a parte boa! petisco, vinho, cachaça, wiskye eram companheiros inseparáveis, já que o visual era praticamente zero, a neblina era forte e em poucos momentos breves clarões apareciam entre as nuvens....
O cardápio da noite foi simples, porem foi um dos melhores rangos que fiz em montanha! Sempre o simples é o melhor né, acabei fazendo arroz e feijão e pra acompanhar o tradicional suco de guaraná!!!
Após a janta a galera ainda continuou reunida! E pra alegria de todos o Marcelo apareceu com um pote de sorvete, cheio de carolinas!!! Putz, aquilo foi demais, a galera se esbaldou em comer o doce, até que não sobrou um pra contar história!!!
A noite se aproximava, aos poucos a turma ia diminuindo e por volta das 11 da noite todos estávamos indo dormir!
Como é de praxe, já estava me preparando pra acordar cedo e curtir o por do sol! Por volta das 6 horas sai da barraca e encontrei poucos corajosos pra apreciar o nascer do astro rei.. Naquela manhã nem parecia que tivemos uma noite anterior toda fechada por neblina, o tempo estava ótimo, limpo e começando a clarear! Porem estava frio, no termômetro do Rafa apontava 6 graus, além da sensação térmica que não era das melhores!!!
Do pico o visual é incrível, temos uma visão de 360º de toda a região, a frente um visual lindo de toda Ubatuba... a direita é possível ver com clareza a Ilha bela, a frente a ilha de Anchieta e tb todo o detalhe da trilha das 7 praias, que fica praticamente ao pé do corcovado!
Durante mais de uma hora ficamos por ali, andando, conversando, tirando fotos e curtindo o visual!!!
É nessas horas que todo o cansaço, todo o esforço e cada gota de suor faz se valer a pena!
Em certos momentos o pessoal conversava, falava de detalhes da região, da trilha, de onde havíamos deixado os carros... em outros momentos o silêncio imperava, como se fosse algo mais forte do que qquer palavra que cada um pudesse dizer, silêncio que praticamente nos ligava aos primeiros raios de sol que se punham.... momento onde nada mais, além do sopro do vento e as melhores lembranças (em especial da minha família), nos acompanham em cada segundo que se passa....
Após as fotos, os poucos que estavam curtindo aquele momento, voltaram pra barraca pra curtir os últimos minutos da manha, antes que o sol subisse e começasse a esquentar as barracas....
Por volta das 10, 11 horas começamos a arrumar as coisas e nos preparar pra descer!! Mta gente pensa que descer é a melhor parte de tudo isso, porém pra muitos não é! A descida castiga muito as pernas, principalmente os joelhos que sofrem com o peso do corpo+mochila! Porem o tempo de descida é menor do que o da subida e por volta de 14 horas estava chegando ao ponto de onde partimos!
Após nos reunirmos no final, combinamos de fazer o ultima refeição do dia e acabamos parando em uma praça em Caraguatatuba!! Após alguns espetilhos, salgados, doces, cocas e breja, estávamos de volta na estrada, rumo a São Paulo, e felizes por mais um fim de semana ótimo, com uma galera de primeira!
Detalhes:
• Pega-se pouco sol, quase toda a trilha é entre a mata fechada.
• Durante a subida existe dois pontos de água, um logo no começo, antes de começar a subir, e um pouco depois da igrejinha, existe tb um ponto de agua próximo ao cume, após chegar na área de acampamento é possível descer por uns 20 minutos, até encontrar esse outro ponto de água.